Definições básicas
Conheça os conceitos básicos do MovePipe e como usá-los.
- Glossário do MovePipe
- O que são fluxos?
- O que são etapas?
- O que são tarefas?
- O que são campos?
- O que são itens?
- Como iniciar e atualizar processos com formulários
- O que são tabelas de dados?
- O que são registros?
- O que são automações?
- O que são conexões?
- O que são solicitações?
Glossário do MovePipe
Automações
Automações são ações programadas para serem executadas quando uma regra ou evento específico acontecerem. Com isso, você agiliza o andamento do seu processo, pois sua equipe não precisará realizar essas ações manualmente, além disso, reduz também as chances de falhas, considerando que as regras são todas criadas por você e a ação só ocorrerá se estiver dentro das regras definidas.
Saiba mais sobre automações clicando aqui.
Campos
Campos são os elementos que compõem seus formulários. Existem diversos tipos de campos e cada campo é um bloco que ajuda a construir seu formulário. Você pode customizar seus formulários de acordo com sua necessidade em cada etapa, utilizando quantos campos desejar para que todas as informações necessárias sejam preenchidas.
Saiba mais sobre campos clicando aqui.
Cards
Cards são os itens do fluxo enquanto minimizados. Os itens presentes no fluxo serão mostrados em formato de card no modo de visualização em grade das Solicitações e dentro das etapas no modelo Kanban de visualização do fluxo, constando as informações que você escolher. Para visualizar as informações completas do item, basta clicar no card desejado.
Conexões
Conexões são vínculos que podem ser criados entre fluxos e/ou tabelas de dados. Criando conexões, você permite que informações de um respositório possam ser compartilhadas e acessadas em outro, permitindo conexão entre os itens/registros e garantindo que as informações compartilhadas estejam corretas, evitando conflitos de informações e acelerando processos que sua equipe precisaria realizar manualmente em cada repositório.
Saiba mais sobre conexões clicando aqui.
Etapas
Etapas representam as fases do seu fluxo. Cada etapa pode possuir diferentes definições, regras e formulários para que sejam preenchidos antes de evoluir para a próxima etapa.
Saiba mais sobre etapas clicando aqui.
Fluxos
Fluxos são os processos que você criará no MovePipe. Qualquer processo que você realize dentro da sua empresa pode se tornar um fluxo.
Cada fluxo tem etapas, regras e formulários próprios.
Saiba mais sobre fluxos criando aqui.
Formulários
Os formulários são a base para o funcionamento do seu fluxo. O formulário inicial é onde tudo começa, qualquer item ou registro somente será criado após o formulário inicial ser respondido.
Os formulários são úteis tanto para a criação das atividades, quanto para a evolução delas pelo fluxo. Você pode definir formulários em cada etapa, garantindo assim que todas as informações e registros necessários sejam preenchidos antes que o item passe para a próxima etapa.
Saiba mais sobre formulários clicando aqui.
Itens
Itens representam as atividades dentro do seu fluxo. Cada item é uma demanda que deve ser atendida, passando por cada etapa do fluxo até sua conclusão.
Saiba mais sobre itens clicando aqui.
Membros
Membros são todos os usuários que você adicionar ao seu repositório. Ao criar um fluxo ou tabela, você pode defini-lo como público ou privado. Ao definir como público, todos os usuários do domínio poderão visualizar e se tornar membros. Ao definir como privado, apenas usuários adicionados por você poderão ver e manipular as informações do repositório. Além de adicionar membros, você pode definir quais permissões cada membro terá.
Saiba mais sobre membros e permissões clicando aqui.
Registros
Registros são os conjuntos de dados adicionados a sua tabela de dados. Cada grupo de informações de um elemento específico gera um registro.
Saiba mais sobre registros clicando aqui.
Repositórios
Repositórios são todos os fluxos e tabelas que você criar no seu MovePipe. Cada um deles é um repositório.
Solicitações
Solicitações são todos os itens e registros criados, independentemente de serem criados interna ou externamente. Todas as atividades/registros serão solicitações dentro do MovePipe.
Saiba mais sobre solicitações clicando aqui.
Tabela de dados
Tabela de dados é onde você pode guardar todos os registros com informações necessárias para os processos, separando-os em relatórios como clientes, fornecedores, representantes, etc. Dessa maneira, você pode consultar facilmente informações que necessitar ao longo do seu fluxo, tendo tudo dentro do próprio MovePipe.
Saiba mais sobre tabela de dados clicando aqui.
O que são fluxos?
Fluxo é o nome que damos a um processo. Você pode criar fluxos para gerenciar processos de Venda, Estorno, Recrutamento, Compra, entre outros. Qualquer processo realizado na sua empresa, pode se tornar um fluxo no MovePipe.
O fluxo é composto por etapas (cada etapa é uma fase do processo) e itens (cada item é uma atividade que será realizada). A quantidade de etapas e suas configurações são definidas pelo Administrador do fluxo.
Cada atividade se tornará um item dentro de uma etapa. Os itens são representados por cards dentro fluxo, onde serão apresentadas as informações resumidas do item de acordo com as definições do Administrador. Cada item representa uma atividade, que passará por todas as etapas até a sua conclusão.
Para criar itens no fluxo, utilize o formulário inicial para coletar as informações necessárias para início da atividade. Você pode criar itens através do menu na opção "Criar novo item" ou diretamente na etapa que desejar, clicando no ícone que estará no cabeçalho da etapa (se a etapa permitir criação de itens).
Se mais de um campo tiver permissão para criação de itens e o item não for criado diretamente pelo cabeçalho de uma etapa, ele sempre será destinado para a primeira etapa que tenha essa permissão.
Saiba mais:
O que são etapas?
Etapa é o nome que damos as fases do seu processo. Cada etapa representa um passo que deve ser seguido para a conclusão de um processo.
No modo de visualização padrão do MovePipe (Kanban), cada etapa está representada por uma coluna. No cabeçalho de cada coluna é possível ver a cor, nome e o número de itens dentro desta etapa.
Você pode personalizar cada uma das etapas conforme suas necessidades.
Os itens se movem lateralmente pelas etapas. Há duas formas de movê-los, veja abaixo:
- Você pode movê-los pelas opções dentro do próprio item
- Ou arrastando-o e soltando-o na etapa seguinte
Algumas etapas podem estar configuradas com regras e formulários próprios, sendo necessário o cumprimento dos requisitos para que o item seja movido para a próxima etapa. Dessa forma, é possível manter padrão e segurança na realização das atividades de cada etapa.
Enquanto as etapas representam as fases necessárias para a conclusão do processo, os formulários representam os passos para a conclusão da etapa, sendo cada campo do formulário definido pelo Administrador do fluxo.
Saiba mais:
O que são tarefas?
A funcionalidade de Tarefas permite que você organize suas atividades diárias e acompanhe demandas importantes tanto pessoais quanto relacionadas aos processos da sua organização.
Benefícios
-
Organização pessoal com notificações inteligentes.
-
Centralização das tarefas em um único local.
-
Integração entre tarefas e automações de processo.
-
Facilidade para coletar informações de pessoas externas ao processo.
O que são campos?
Campos são elementos que compõem seus formulários, que por sua vez, fazem seu fluxo existir e funcionar. Eles recolhem informações necessárias para o início e continuidade das atividades no seu processo. Estão presentes nos formulários iniciais e podem estar em algumas etapas, conforme o Administrador do fluxo definir.
Campos podem conter diferentes formatos, como: caixas de seleção, caixas de texto, valores numéricos, moedas, data, entre outros.
Os campos são utilizados para representar informações que você precisa e deseja registrar.
Podem ser utilizados quantos campos forem necessários para a boa execução do seu processo. Você é quem define quantos e quais tipos de campos estarão presentes nos formulários.
Essa personalização é restrita aos membros com perfil de Administrador.
Cada campo representa uma informação necessária para a execução da atividade no seu processo e determina os passos que os membros do fluxo devem seguir em cada etapa.
Quando um campo é marcado como obrigatório, o item fica impossibilitado de ser movido para a próxima etapa até que este campo esteja preenchido. Assim, você consegue garantir que terá todas as informações necessárias para executar a próxima etapa, evitando contratempos.
Saiba mais:
Como criar e editar campos dos formulários
O que são itens?
Itens são todas as atividades que serão executadas no seu fluxo.
Sempre que o formulário inicial for preenchido, o MovePipe automaticamente criará um card com as informações recebidas.
Assim como cada fluxo pode ter um objetivo diferente, os itens podem representar diferentes tipos de tarefas. O item pode representar qualquer tipo de demanda que você necessite gerenciar.
Cada item pode ser movido tanto para a etapa seguinte quanto para a etapa anterior do fluxo, dependendo das regras de transição configuradas. Por exemplo: ao concluir uma etapa, você pode mover o item para a próxima etapa. Caso falte algo no item para a execução da nova etapa, você pode movê-lo de volta para a etapa anterior para que seja corrigido.
As regras de transição do item serão definidas pelo Administrador do fluxo.
Anatomia do item
1. Título do item: assunto principal do item. Qualquer campo do formulário inicial pode ser utilizado como título do item, você quem definirá o campo que será usado como título. Caso necessário, você pode trocar a qualquer momento qual será o título do item através das Configurações.
2. Responsáveis: aqui você pode identificar e atribuir quem são os responsáveis pelo item na etapa.
3. Abas superiores: acesso rápido aos detalhes e anexos do item. Quando houver conexões vinculadas, aparecerão nesta parte da tela também.
4. Formulários respondidos: aqui ficam todas as respostas dos formulários respondidos anteriormente, tanto formulário inicial quanto formulários de etapas, se houver.
5. Histórico: histórico de movimentações do item pelas etapas, mostrando data de entrada e data de saída do item em cada etapa. Caso tenha sido definido um prazo limite para a conclusão da etapa, constará também no histórico esse prazo.
6. Etapa atual: aqui consta a etapa em que o item se encontra no momento.
7. Atividades: aqui fica registrado o histórico de todas as atividades realizadas no item desde a sua criação. Todas as movimentações entre etapas, alterações no item, preenchimento de formulários, etc., estarão registradas aqui.
8. Formulário de etapa: caso haja um formulário na etapa, este formulário estará localizado entre a etapa atual e as atividades do item. As respostas deste formulário serão salvas automaticamente.
9. Mais opções: aqui você tem as opções de:
-
-
-
- Alterar as regras de transição
- Excluir o item do fluxo
-
-
10. Mover entre etapas: aqui você move o item entre as etapas de acordo com as regras de transição.
Saiba mais:
Como iniciar e atualizar processos com formulários
Os formulários são utilizados para coletar informações necessárias tanto para iniciar a atividade no fluxo quanto para dar continuidade nas etapas. Os formulários são também usados para inclusão de registros nas tabelas.
Coleta de informações para iniciar a atividade
Cada fluxo e tabela possuem seus próprios formulários, onde são coletadas todas as informações necessárias para o início de uma atividade ou registro. Uma vez que o formulário inicial esteja preenchido corretamente e seja enviado, seu item/registro estará criado.
Como preencher um formulário inicial
O formulário inicial aparecerá centralizado, onde você poderá preencher os campos.
A criação de itens/registros pode ser realizada apenas por membros com perfis autorizados ou através do formulário público (caso esteja habilitado).
O formulário inicial dos fluxos pode ser disponibilizado publicamente para que seja respondido por usuários externos ao MovePipe. Da mesma maneira, quando o usuário enviar o formulário preenchido, será criado um card na primeira etapa com permissão do fluxo. Dessa forma, sua equipe pode começar a atender as atividades diretamente, sem precisar coletar as informações e preencher o formulário internamente.
Como preencher um formulário de etapa
Clique no item desejado e preencha o formulário. As alterações serão salvas automaticamente quando clicado fora de cada campo.
Saiba mais:
Como editar o formulário inicial
Como configurar um formulário público
O que são tabelas de dados?
Tabelas de dados são listas de registros que ajudam você a acessar e buscar informações com mais agilidade, podendo separar os registros em diferentes grupos. Você pode criar quantas tabelas quiser, como listas de clientes, fornecedores, time, etc., para que possam ser criados os registros conforme sua preferência, tendo em vista uma melhor organização para você e sua equipe.
Os registros aparecerão dessa maneira na tabela:
As tabelas são compostas por linhas e colunas, cada coluna representa um campo e cada linha um registro. Cada tabela pode ter quantos registros forem necessários.
Os campos são definidos por membros com perfil de Administrador e podem ser personalizados nas configurações, na aba de Formulário Inicial.
Os campos Título, Status, Criado em, e Atualizado em são padrões das tabelas do MovePipe. Os campos definidos no Formulário Inicial aparecerão entre os campos "Status" e "Criado em".
O campo que será utilizado como título dos registros na tabela também é definido pelo Administrador nas configurações da tabela.
Cada registro ficará em uma linha contendo todas as informações preenchidas no formulário.
Os registros poderão ser alterados por membros que possuírem a devida autorização.
As informações dos registros poderão ser alterados somente em campos em que a opção "Este campo é editável em outras etapas" estiver marcada nas definições do campo no formulário inicial.
Saiba mais:
Como criar e configurar uma tabela de dados
O que são registros?
Registros são todos os grupos de informações que você deseja listar em uma tabela.
Você pode criar quantos registros desejar dentro de suas tabelas.
Os registros são criados através do formulário inicial. As informações que constarão no formulário são definidas pelo Administrador da tabela.
Cada registro será apresentado como uma linha na tabela.
Anatomia do registro
1. Título do registro: qualquer campo do seu formulário pode ser definido como título, o administrador do fluxo quem definirá o campo que será usado como título do registro. O título pode ser alterado quando necessário através das Configurações.
2. Formulário respondido: aqui ficam todas as respostas do formulário.
3. Atividades: aqui fica registrado o histórico de todas as atividades realizadas no registro desde a sua criação.
4. Mais opções: aqui você tem as opções de:
-
- Configurar campos do formulário
- Excluir o registro da tabela
Registros que possuem conexões mostrarão essas conexões entre o título e o formulário.
Saiba mais:
O que são automações?
Automações são ações pré-definidas que acontecem quando um evento específico ocorre no seu fluxo ou na sua tabela.
Uma ação acontecerá apenas se um evento pré-estipulado ocorrer, seguindo a lógica evento → ação.
Você pode configurar ações para eventos como:
-
- Quando um campo for atualizado
- Quando um registro ou item for criado
- Quando um prazo estiver próximo do vencimento
Exemplo:
Evento: quando um formulário for preenchido
Ação: mova o item para a etapa seguinte.
Com automações você consegue agilizar processos repetitivos que seriam realizados manualmente, ganhando tempo para outras atividades e aumentando a produtividade da sua equipe.
Saiba mais:
O que são conexões?
Conexões são utilizadas para que as equipes possam compartilhar e acessar informações entre fluxos e tabelas de maneira rápida e fácil. Você pode conectar fluxos e tabelas inteiros, ou conectar a uma etapa específica.
Utilizando conexões sua equipe poderá acessar informações de diferentes repositórios sem a necessidade de ficar abrindo cada um deles para buscá-las. Exemplos:
Sua equipe de vendas pode conectar o fluxo Pedido de vendas a tabela de dados Fornecedores.
Sua equipe de estoque pode conectar o fluxo Processo de estoque ao fluxo Pedido de vendas.
Sua equipe de RH pode conectar o fluxo Processo seletivo a tabela de dados Recrutados.
Para ver e criar conexões, você deve ir nas Configurações e selecionar a aba de Conexões.
Você encontrará suas conexões dentro dos itens e registros apresentados dessa maneira:
Para cada conexão criada, uma nova aba será apresentada, onde poderão ser realizadas as conexões dos itens e registros.
Você pode também criar um novo registro/item diretamente através das conexões clicando em "Adicionar".
A opção de criar itens na conexão estará disponível apenas se a conexão estiver configurada para isso.
Ao clicar, abrirá diretamente o formulário inicial para preenchimento e após salvar o formulário, o novo item/registro já estará criado e conectado.
Saiba mais:
O que são solicitações?
Solicitações são todos os itens e registros presentes em seu MovePipe.
Nas solicitações você encontrará os itens e registros de todos os repositórios reunidos. Nesta página, você terá uma visão geral de tudo que está dentro do seu MovePipe.
Para acessar as solicitações, basta clicar na opção localizada logo abaixo do "Visão geral" no menu lateral do MovePipe.
Por padrão, cada item/registro aparecerá no formato de card, contendo o ID, título, repositório ao qual ele pertence, etiqueta com a etapa atual (em casos de itens), além das datas de criação, vínculo e última atualização.
Você pode alternar a visualização entre grade e lista, conforme preferir.
Você pode filtrar os itens pendentes ou concluídos, basta clicar nas abas Pendentes ou Concluídos logo acima dos cards. Além disso. você pode buscar um item específico, digitando na barra de pesquisa localizada na parte superior da tela.
Caso queira alterar a ordem de exibição, clique em "Ordenar por" e selecione como deseja ordenar as informações.
Saiba mais: